VII COESA discute políticas públicas de saúde: promoção, formação e gestão no contexto amazônico

Ocorreu de 10 a 13 de dezembro a VII edição do Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento teve como temática: “Políticas públicas de saúde: Promoção, formação e gestão no contexto amazônico” e foi uma grande oportunidade para a discussão do assunto entre discentes, docentes, pesquisadores e profissionais da saúde e afins.
No primeiro dia da programação, os congressistas tiveram a oportunidade de participar de cursos pré-congresso ofertados pelas faculdades do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, nos quais foram trabalhados diversos assuntos importantes que vieram a somar conhecimento aos participantes. Nessa edição, foram ofertados 33 cursos pré-congresso.
No dia 11, o evento iniciou com uma programação cultural animadíssima, o Show de Talentos do ICS, momento em que discentes e servidores do ICS puderam exibir seus talentos tocando um instrumento, cantando ou dançando. Em seguida, iniciaram as primeiras sessões de apresentações de e-pôster aos avaliadores, com a finalidade de concorrer às premiações nas categorias de ensino, pesquisa, extensão e relato de experiência. Os três melhores trabalhos de cada categoria foram premiados com certificação.
A programação científica do Congresso teve início na parte da tarde com a conferência “Aspectos Teórico-Conceituais da Educação para o Trabalho em Saúde: integração ensino-serviço, interprofissionalidade e tecnologias em saúde”, ministrada por Carine Vendruscolo da Universidade do Estado de Santa Catarina e coordenada por Márcia Maria Bragança Lopes do ICS/UFPA.
Continuando o evento, houve a mesa redonda discutindo “A Interrelação entre a Atenção Básica, Média e Alta Complexidade: Desafios para o cuidado no SUS”, que teve como moderadora Liliane Silva do Nascimento, em que participaram os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, da Secretaria Estadual de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Em seguida houve a solenidade de abertura do Congresso, com a presença de representantes da Administração Superior da UFPA, do Governo do Estado e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Após a solenidade de abertura, houve a apresentação do cantor paraense Pedro Souza, finalista do programa "The Voice Kids", o qual foi muito aplaudido e criou um clima de descontração ao final do primeiro dia do evento.
Na manhã do dia 12, três mesas redondas sobre os cenários de prática do Sistema Único de Saúde e os desafios para a formação foram realizadas: a primeira tratou da Atenção Básica e teve como palestrantes Lúcia di Paula Moreira da Costa que falou sobre a Assistência, Hilma Solange Lopes Souza que falou sobre a Formação, e Rossicléia Martins Sena que falou sobre Gestão, tendo como moderadora Carolina Azevedo Ribeiro; a segunda mesa redonda tratou da Média Complexidade e contou com os palestrantes Rodolfo Valentim Carvalho do Nascimento que falou sobre a Assistência, Telma Garcia que falou sobre a Formação, e Sandra Cristina Santiago Freitas que falou sobre a Gestão, tendo como moderadora Katia Maki Omura; a terceira mesa redonda teve como tema a Alta Complexidade e contou com os palestrantes Shirley Iara Dourado, falando sobre a Assistência, Dirce Nascimento Pinheiro falando sobre a Formação e Pedro Paulo Freire Piani falando sobre a Gestão, tendo como moderadora Denise da Silva Pinto.
Na tarde do dia 12, foram proferidas as palestras: "Trajetória do cuidado em saúde: do místico ao virtual, ministrada por Paulo de Tarso Oliveira, tendo como moderadora Vera Lúcia de Azevedo Lima; "Base Legal – Práticas integrativas complementares em saúde", ministrada pela palestrante Ingrid Oliveira, tendo como moderador Francisco das Chagas Alves do Nascimento. O evento teve também sessões de "Relato de experiências de práticas integrativas complementares" com os temas: Fitoterapia, por Bruno Ferreira dos Passos, Shantala, por Ana Paula Oliveira Gonçalves, Reiki e Dança Circular, por Camila de Nazaré Alencar. A moderadora dos debates nessas sessões foi Aline Macêdo de Queiroz.
Na manhã do dia 13, terceiro dia da programação, foram proferidas as palestras: "Avaliação de Tecnologias em Saúde" por Helder Henrique Costa Pinheiro, que teve como moderadora Vera Lúcia de Azevedo Lima, "Educação popular em saúde no SUS" pela doutora Larissa Medeiros, tendo como moderadora Danielle Tupinambá Emmi. Houve a Mesa Redonda "O atual processo de imigração e os impactos na saúde" com os palestrantes: Andreza Smith, Tânia do Socorro Chaves, e como moderadora Ana Rosa Botelho Pontes. Encerrando a manhã, foi proferida a paestra "Desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na formação em saúde", tendo como palestrante José Maia Bezerra Neto e como moderadora Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça.
Na última parte da programação científica do VII COESA, foram apresentados os trabalhos selecionados por terem obtido as melhores avaliações na parte escrita para apresentação oral na sessão de Temas Livres nas categorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Relato de Experiência. Os cinco melhores trabalhos de cada categoria foram premiados com certificação.
No encerramento, a Comissão Organizadora fez seus agradecimentos à realização do VII COESA e entregou brindes aos autores premiados dos trabalhos selecionados para temas livres, aos melhores e-pôsters apresentados durante o Congresso e aos vencedores do III Concurso de Fotografia da Extensão do ICS. O evento foi finalizado com a apresentação do grupo de dança "Balé Folclórico da Amazônia", grupo que realiza apresentações internacionais de danças folclóricas regionais divulgando a cultura regional, a qual encerrou com chave de ouro o VII COESA ao estilo amazônico.
Experiências e trocas de conhecimento
O VII COESA foi um ambiente propício ao aprendizado, onde por meio das apresentações de e-pôster, palestras e mesas redondas, puderam ser discutidas temáticas pertinentes à formação dos acadêmicos e também de profissionais já atuantes. Para muitos, o evento é a primeira oportunidade de ser ter contato com a produção científica da Amazônia, e os conhecimentos apreendidos são muito relevantes para a sua formação.
III Concurso de Fotografia da Extensão do ICS
Por ocasião do VII COESA, também foi realizado o III Concurso de Fotografia da Extensão do ICS, com o tema “Extensão em saúde no contexto amazônico”, que tem como objetivo estimular a reflexão sobre a extensão universitária no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. O concurso consiste na seleção de imagens inéditas, essencialmente vinculadas às atividades de extensão de projetos cadastrados na Coordenação Acadêmica do ICS. As três fotografias selecionadas e mais curtidas no Facebook foram premiadas com certificação.
Texto: Comissão do VII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia
Foto: Divulgação
Redes Sociais