Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Técnico administrativo do ICS coordena Seção Temática sobre etnoictiologia no Belém+30
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Técnico administrativo do ICS coordena Seção Temática sobre etnoictiologia no Belém+30

  • Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 14h18
imagem sem descrição.

Nesta quinta, 9, o servidor técnico administrativo do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Oswaldo Gomes de Souza Junior, doutor em ecologia aquática e pesca, formado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA, irá coordenar a Seção Temática “Contribuições da etnoictiologia para a pesca, manejo e conservação de peixes” no Belém+30, evento que tem como tema “Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém” e acontece de 7 a 10 de agosto no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia.

A etnoictiologia, ou o estudo do conhecimento dos pescadores e comunidades humanas sobre os peixes, consiste em uma linha de pesquisa que vem crescendo e se aprimorando nas últimas décadas, contando atualmente com diversos pesquisadores no Brasil e no exterior. A sessão temática será realizada às 11h na Sala 04 do Hangar e consistirá de uma ou duas sessões de 90 minutos cada (dependendo do número de participantes), com apresentações orais de 15 minutos para cada participante.

Para Oswaldo Souza Junior, esta oportunidade de contribuir com os conhecimentos de sua formação em um evento desse porte é de grande relevância: “Isso mostra a importância da qualificação do servidor técnico administrativo como agente de transformação social”. Vale ressaltar que um dos objetivos estratégicos da UFPA é valorizar os servidores por meio da ampliação de ações, dentre elas a qualificação, promovendo o seu reconhecimento com base no desempenho laboral e aderência à cultura de inovação.

Realização – O Belém+30 é promovido pela Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Em Belém, a organização é da Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), em parceria com diversas outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de vários países.

Serviço:

Seção temática “Contribuições da etnoictiologia para a pesca, manejo e conservação de peixes”
Belém+30
Horário: 11h às 12h30
Local: Sala 04 – MU60/B, Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, Belém – PA
Programação completa na página do evento.

Texto e imagem: Divulgação

Leia também: Belém abre as portas para integração entre povos indígenas e populações tradicionais de 45 países

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página