Série Melhores trabalhos V Coesa: Currículo integrado, desafio e perspectivas - Uma revisão narrativa
PREMIAÇÃO EM TEMAS LIVRES
Categoria: Ensino
Área Temática: Ensino
Título do Trabalho: CURRÍCULO INTEGRADO, DESAFIO E PERSPECTIVAS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Autores: Kéven Lorena de Paula Gonçalves1, Cinthya Lorena Bezerra Sarmanho1, Jessiana Regina Maués1, Michele de Freitas Melo1 e Maicon de Araujo Nogueira1
Instituição: 1Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Na premiação em Temas Livres, na categoria Ensino, foi premiado em segundo lugar o trabalho intitulado “CURRÍCULO INTEGRADO, DESAFIO E PERSPECTIVAS: UMA REVISÃO NARRATIVA” de autoria de Kéven Lorena de Paula Gonçalves, Cinthya Lorena Bezerra Sarmanho, Jessiana Regina Maués, Michele de Freitas Melo e Maicon de Araujo Nogueira, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (ESA), modalidade mestrado profissional, pertencente ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O texto versa sobre os projetos curriculares inovadores e as inovações tecnológicas no ensino superior.
Busca-se debater a questão da inovação curricular aplicada ao Ensino Superior, objetivando esclarecer o conceito de inovação, em geral usado numa multiplicidade de sentidos e significados que se estendem de simples modismos a alterações profundas nos cursos de graduação.
Foram tecidas considerações de forma contundente e instigante acerca de alguns equívocos que o termo “Inovação” tem trazido, e impactos dessa confusão nas discussões diante de reais e necessárias modificações no ensino superior, pautando a retórica dos autores na identificação de projetos de ensino superior que defendam metas claras para a formação de seus profissionais e proponham mudanças significativas na organização dos seus currículos.
Faz-se ponderações acerca das lacunas que existem entre as inclusões simplistas de tecnologias da comunicação e informação como sinônimo de inovação tecnológica na práxis. Enfatiza que existem várias tentativas simplistas e não sistemáticas de inclusão de tecnologias nos vários contextos, tais como: lap top ou note book para anotações, trabalhos escolares ou dispor de laboratórios de informática, possuir programas ou disciplinas ministradas à distância, introduzir disciplinas novas nos desenhos curriculares, todas vistas por profissionais pouco familiarizados com o assunto como indicadores de “inovações”.
Sustenta-se a discussão na concepção de currículo como um conjunto de conhecimentos, saberes, competências, habilidades, experiências, vivências e valores organizados de forma integrada visando à formação de profissionais competentes e cidadãos, para uma sociedade contextualizada num determinado tempo e espaço histórico, político, econômico e social. Esse currículo permite que se possa propor um projeto educacional para a formação de profissionais que estejam voltados para reais transformações da ordem social, em benefício de melhores condições de vida para os seres humanos. No que tange aos projetos curriculares inovadores, foram trazidas algumas experiências exitosas como: a formação dos médicos iniciada em Mc Master, Faculdade de Medicina de Harward, Problem Based Leaning - PBL (Aprendizagem Baseada e Problemas - ABP), Cursos Cooperativos da Escola Politécnica da USP, Projeto das Escolas de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi-Morumbi, Projeto UFPR Litoral e Projeto de Formação Interprofissional da UNIFESP.
Todas com suas peculiaridades, porém baseadas em um modelo de organização curricular, não mais formatado por disciplinas, mas por módulos temáticos ou ciclos, nos quais as ciências básicas são estudadas integradamente com as disciplinas com o objetivo de desenvolver competências para solucionar situações complexas que emergem da esfera social. Desta forma se pretende formar profissionais da saúde com espírito inquiridor, com hábitos de aprendizagem permanente, com desenvolvimento de empatia, com capacidade de articular prevenção e terapias e com abertura e intencionalidade para atender as demandas sociais e políticas.
Essas propostas metodológicas baseiam-se na instrução autodirigida, enfatizando uma aprendizagem ativa e dinamizadora que valoriza a pesquisa, a ética e a sensibilidade nas relações com os pacientes, como os grandes objetivos de formação do profissional. Dá ênfase à capacidade de buscar informações e no processo de descobertas autodirigidas e de incentivo à aprendizagem interativa.
Os Conteúdos são organizados por grandes temas do programa permitindo a integração de assuntos e a interdisciplinaridade em seu estudo e discussão. Transformando o processo de ensino-aprendizagem de transmissão de conhecimentos para o processo de aprendizagem onde aprendizes (docente e discentes) descobrem significados para as informações pesquisadas, reconstroem de modo crítico as informações e chegam a produzir conhecimento, onde a aprendizagem não quer dizer só desenvolvimento intelectual, mas desenvolvimento também de habilidades e atitudes e valores. Por fim concluímos o estudo com reflexões que apontam aos pesquisadores e interessados em Inovação Educacional e aos especialistas em Currículo, caminhos e proposições merecedoras de atenção, de debates que permitam ao ensino superior rever sua missão na sociedade contemporânea. Emergindo a reflexão de que a temática Inovação Curricular no Ensino Superior não se esgota, pelo contrário, permanece aberta a novos estudos e pesquisas que lhe deem continuidade.
Referência
GONÇALVES, K. L. P; SARMANHO, C. L. B.; MAUÉS, J. R.; MELO, M. F.; NOGUEIRA, M. A. Currículo integrado, desafio e perspectivas: Uma revisão narrativa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém. Anais ... Belém: Universidade Federal do Pará, 2016, ISSN 2359-084X.
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