II COESA proporciona intercâmbio de conhecimento na UFPA
“Formação multiprofissional e interdisciplinar no cuidado do indivíduo, família e comunidade”, esse foi o tema do II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) realizado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará no período de 4 a 6 de novembro de 2013. A programação do evento contou com cursos, palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos e premiações; e envolveu professores e doutores, tanto do ICS, quanto de outras universidades do Brasil, que trocaram experiências e conhecimentos com os congressistas.
Os objetivos principais do II COESA foram divulgar a produção acadêmica da área de ciências da saúde, contribuir no processo de educação permanente em saúde, fortalecer a articulação de ensino, pesquisa e extensão e promover o intercâmbio multidisciplinar e multiprofissional de experiência entre os docentes, pesquisadores, profissionais e acadêmicos da área de ciências da saúde e de outras áreas do conhecimento.
A professora Silvana Tabosa Salomão foi uma das conferencistas do evento, no qual abordou o tema “Novas tecnologias de ensino e aprendizagem”. Silvana disse que apesar de ter ficado um pouco apreensiva na apresentação, espera ter contribuído com os alunos. “Eu espero ter ajudado os participantes aqui presentes. Eu espero que eles utilizem algumas ferramentas que foram mostradas aqui. Espero também que o conhecimento compartilhado possa servir para os estudos e futuramente para a profissão deles”, afirmou.
Vários trabalhos foram submetidos nas categorias: ensino, pesquisa, extensão e relato de experiências e, posteriormente, selecionados para apresentação no evento. A aluna Natasha de Andrade, do 8º semestre do curso Enfermagem do ICS teve seu trabalho selecionado e, nele, ela tratou dos aspectos da inovação tecnológica que contribuem para aumentar as cargas do profissional da saúde no âmbito da atenção básica. Para a estudante, a oportunidade de mostrar o trabalho é algo muito benéfico. “A gente está tendo campo para mostrar a importância dos nossos estudos e, para nós que somos acadêmicos, isso incentiva as nossas especializações, os nossos mestrados, os nossos doutorados. Incentiva a pesquisa”, disse.
O aluno Edivaldo é estudante do 5º semestre de Terapia Ocupacional do ICS e para ele o congresso é muito importante no campo acadêmico, uma vez que o intercâmbio de experiências entre alunos de outras universidades enriquece ainda mais o conhecimento. “Eu acho importante essa troca, principalmente quanto ao profissional de saúde, de reconhecer que a gente precisa de outros saberes para favorecer a melhoria de vida dos pacientes que a gente vai cuidar no futuro”, afirmou.
No total foram inscritos 1136 participantes no II COESA, e dos 567 trabalhos submetidos, 294 foram selecionados pela comissão científica para apresentação. Segundo a Diretora Geral do Instituto de Ciências da Saúde, professora Eliete Araújo, o evento é de suma importância: “O evento é importante para o Instituto porque possibilita a socialização do conhecimento e da produção científica dos nossos pesquisadores, professores e alunos, tanto da UFPA quanto de outras instituições e até mesmo fora do Pará”, disse Eliete.
A Diretora Eliete salienta também o crescimento do evento: “O COESA alcançou uma grande magnitude, pois ele deixou de ficar dentro dos muros da universidade no Pará, e agora, este ano, nós conseguimos transpor os muros do próprio Estado, porque temos congressistas de outros estados”, afirmou.
O principal evento acadêmico científico do ICS, o II COESA, no último dia premiou os melhores trabalhos entre as categorias e sorteou um participante que ganhou uma passagem e estadia para um congresso. As Comissões Executiva e Organizadora finalizaram o evento sob aplausos no palco do Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará.
Texto e fotos: Felipe Nobre - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA
Redes Sociais