Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório voltado a pesquisas de ensaios in vitro, imunologia e microbiologia é inaugurado na UFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Laboratório voltado a pesquisas de ensaios in vitro, imunologia e microbiologia é inaugurado na UFPA

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 10h36
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-PROBIAM inaugurou um novo espaço de pesquisa na Universidade Federal do Pará, o Laboratório de Ensaios In Vitro, Imunologia e Microbiologia Clínica. O local funciona na Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (FACFAR/ICS) e tem como finalidade a realização de pesquisas com óleos vegetais, frações de óleos vegetais ricas em antioxidantes, óleos essenciais e extratos de plantas que apresentem atividades biológicas e farmacológicas com potencial ação contra microrganismos resistentes e emergentes, incluindo vírus, fungos e bactérias.

No evento de abertura, estiveram presentes a diretora do ICS, Eliete da Cunha Araújo; o diretor-adjunto do ICS, Carlomagno Pacheco Bahia; a diretora da faculdade de Farmácia (FACFAR), Maria Lúcia Souza Siqueira; o vice-diretor da FACFAR, Marcos Valério Santos da Silva; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), Carolina Heitmann Marres Azevedo Ribeiro; o diretor científico do Instituto Tecnológico Vale, Guilherme Corrêa de Oliveira; a coordenadora do INCT-PROBIAM, Marta Chagas Monteiro; e o vice coordenador do INCT-PROBIAM, Nélio Teixeira Machado.

O INCT-PROBIAM Pharmaceuticals Amazônia foi aprovado em dezembro de 2023 e, desde então, mais de 30 espécies de óleos vegetais e plantas já estão sendo avaliadas por especialistas do país nas áreas de Bacteriologia, Virologia, Micologia, Protozoologia, Dermatologia e Tecnologia Farmacêutica. O objetivo do projeto é totalmente voltado para a obtenção de produtos farmacêuticos, com foco na sustentabilidade, bioeconomia e o fortalecimento das cadeias produtivas da Região Amazônica.

“Pensamos em atuar desde as comunidades tradicionais e grupos quilombolas, porque muitos dos conhecimentos e saberes tradicionais são oriundos desses grupos, então nós os respeitamos e queremos trabalhar com essas comunidades em colaboração para que todos possam ganhar. A ideia é que as plantas utilizadas na produção dos extratos sejam fornecidas por essas comunidades, estimulando a produção e fortalecendo as cadeias produtivas. A expectativa é fortalecer a bioeconomia, gerando negócios sustentáveis, através da criação de mercado para esses produtos, que sejam de baixo custo e possam ser disponibilizados, inclusive no SUS”, enfatizou a coordenadora do INCT-PROBIAM, Marta Chagas Monteiro.

O vice-coordenador do INCT-PROBIAM, professor Nélio Teixeira Machado, também aproveitou o momento para apresentar o objetivo das pesquisas realizadas no âmbito do instituto e agradecer às instituições parceiras que apoiaram na implementação do projeto. “Esse é um projeto que tem como objeto fundamental a obtenção de produtos farmacêuticos que possam se tornar comerciais, fazendo com que a ciência, a tecnologia e a inovação sejam alcançadas a nível social. A concepção e formatação deste projeto foi complexa, difícil e ensejou muita dedicação, mas eu sempre tive certeza de que o projeto iria ser aprovado, porque a proposta era inédita e de excelência”, relembrou Teixeira. “A nossa proposta foi a segunda mais bem ranqueada no Comitê de Farmácia em todo o Brasil e isso nos orgulha muito. Gostaria de parabenizar os financiadores, neste caso o CNPq e a FAPESPA pelo auxílio financeiro e a CAPES pelas bolsas. Também, gostaria de agradecer nominalmente o Diretor-Presidente da FAPESPA, Marcel do Nascimento Botelho, que foi fundamental na aprovação desse projeto estratégico, assim como o MCTI”, destacou.

A inauguração do “Laboratório de Ensaios In Vitro, Imunologia e Microbiologia Clínica” na UFPA simboliza não apenas um avanço nas pesquisas sobre produtos naturais da Amazônia, com foco na sustentabilidade, biotecnologia, bioprocessos, bioprodutos e bioeconomia, mas também o primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia coordenado por uma mulher na UFPA.

 “Eu quero deixar um ponto muito marcante nesse dia de hoje, que é sobre o primeiro INCT do ICS/UFPA, ter sido aprovado por uma mulher amazônida, que representa, literalmente, a assimetria em gênero e região, observada nos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Quando se olha o mapa da distribuição de recursos, aplicados em Ciência e Tecnologia na Amazônia, vê-se sempre que ficamos para trás das regiões sudeste, sul e nordeste, e quando se olha olha para a distribuição de pessoas atuando em Ciência, as mulheres também ficam para trás em quantidade. Estou muito feliz de ver muitas mulheres que serão cientistas no futuro e que o ICS está formando nos seus vários cursos”, ressaltou o professor Carlomagno Pacheco Bahia.

Sobre os INCTs – Os Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação são projetos de CT&I de grande porte, longo prazo de financiamento e alto impacto científico e tecnológico. São estruturados por meio do apoio a grupos de pesquisa de excelência na forma de redes nacionais e/ou internacionais, de reconhecida liderança nacional em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação sustentável do país, envolvendo pesquisadores em temáticas complexas, estruturados na forma de subprojetos e desenvolvidos em IFES, ICTs e EBTs.

Em cada um dos INCTs,,0 é definido uma instituição sede com excelência em produção científica e tecnológica, um conjunto de laboratórios e grupos de pesquisa, conectados em rede e associados às instituições colaboradoras e uma coordenação geral à frente dos subprojetos de PD&I.

Na UFPA, o INCT-PROBIAM conta atualmente com 4 grupos de pesquisa que atuam na Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (FACFAR/ICS), na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto de Tecnologia (FAESA/ITEC), na Faculdade de Química (FQ/ICEN) e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFPA), Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA/UFPA), Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA/UFPA), Neurociências e Biologia Celular e Química (PNBC/UFPA). Além desses estudos apresentados, devido a complexidade dos temas envolvidos no INCT-PROBIAM, novos grupos de pesquisa da UFPA ainda serão inseridos futuramente na equipe do projeto.

Entre as áreas abordadas pelo INCT-PROBIAM, estão: Farmacologia, Tecnologia Farmacêutica, Ciências Biológicas; Ciências Exatas e Naturais; Ciências Agrárias e Agronegócios; Meio Ambiente; Engenharias, Bioenergia, Tecnologias da Informação e Saúde.

Leia mais:

 

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: INCT-PROBIAM

registrado em:
Fim do conteúdo da página