Organização Médicos sem Fronteiras participa de programação do centenário da Faculdade de Medicina da UFPA

A organização internacional Médicos sem Fronteiras (MsF) realizará, a partir desta sexta, 31, um calendário de atividades culturais e acadêmicas inéditas em Belém. Com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (FAMED/UFPA), os eventos têm como objetivo promover a discussão sobre medicina humanitária como forma de construir uma formação médica cidadã.
“No ano do centenário da FAMED, o evento integra o calendário comemorativo e dá destaque ao protagonismo da Faculdade de Medicina, que traz pela primeira vez um evento em parceria com MsF para o nosso Estado. A atividade proporcionará um intercâmbio de experiências internacionais, não só à comunidade acadêmica, mas a todos os setores envolvidos com saúde na nossa região, com o olhar e a experiência de Médicos Sem Fronteiras”, conta o estudante de medicina da UFPA, Marcello Ferreira.
Segundo ele, humanizar a prática médica forma um profissional atento a diversas questões que influenciam a saúde e o viver coletivo. “Entender as problemáticas e os desafios para a saúde pública, seja em âmbito regional ou internacional, garante práticas de assistência integrada à vontade de fazer a diferença para a transformação de uma realidade”.
Eventos – O calendário se inicia com a exposição “Da Ação à Palavra”, no teatro Estação Gasômetro. A atração apresenta 15 fotografias que revelam a história da atuação de MsF a partir das origens, na guerra de Biafra que aconteceu no fim dos anos 60 na Nigéria, passando por Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia e Tchetchênia, até as crises atuais no Iêmen e no Mediterrâneo. A mostra também traz informações sobre ajuda humanitária em outras catástrofes. A exibição está aberta ao público para visitação, até 25 de junho, de trça a domingo, das 9h às 18h.
Também no dia 31, às 18h, será realizada uma sessão de cinema do documentário “Fogo nas Veias”, que mostra a luta para superar o monopólio da indústria farmacêutica na venda de medicamentos antirretrovirais para pessoas portadoras do HIV. Após a sessão, haverá debate sobre o tema com a participação da professora da UFPA, Dra. Rita Medeiros. A sessão será no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA).
No dia 1º de junho acontecerá as 9h, também no auditório do SINDMEPA, o Seminário “Comunicando Crises Humanitárias - como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”. Voltado para profissionais e estudantes de comunicação, a palestra visa compartilhar experiências, entender contextos e conceitos e dar dicas sobre como promover uma cobertura diferenciada mesmo com restrições orçamentárias nos meios de comunicação e plataformas de mídia.
Serviço:
Eventos Médicos sem Fronteiras
Datas: Exposição de 31 de maio a 25 de junho; Sessão de cinema dia 31 de maio; Seminário dia primeiro de junho
Locais: Estação Gasômetro e Auditório do SIDMEPA
Mais informações: site do MSF
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Matéria publicada no Portal da UFPA em 30.05.2019.
Redes Sociais