Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Etnofarmacia

Professor Wagner Barbosa da Faculdade de Farmácia lançou livro sobre etnofarmácia

O Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Wagner Luiz Ramos Barbosa, lançou o livro “Etnofarmácia: Fitoterapia popular e ciência farmacêutica” na última sexta-feira (dia 29), no POEMA. A publicação trata desta ciência, ainda pouco pesquisada no Brasil, que aborda a importância das plantas medicinais e os remédios preparados a partir dela.

  • Publicado: Terça, 02 de Junho de 2009, 11h53

Na cultura local é comum o uso de medicamentos naturais produzidos a partir do conhecimento popular. Segundo o professor, este tema vai além da questão farmacêutica. “A fitoterapia, que é o uso dessas plantas medicinais como medicamento, apresenta múltiplos fatores que vão além da cultura, um deles é a questão da saúde pública”, afirma. “As pesquisas realizadas nessa área preparam o profissional de farmácia para atuar dentro das medidas tomadas pelo governo no ano de 2006, que oficializa o uso da fitoterapia como opção terapêutica”, esclarece.

O livro teve como principal referência os levantamentos etnofarmacêuticos realizados por Lucianna do Nascimento Pinto para a dissertação de mestrado cursado no PPGCF da UFPA. “Plantas Medicinais Utilizadas em Comunidades do Município de Igarapémiri, Pará: Etnofarmácia do Município de Igarapé Miri – PA”, sob a orientação do professor Wagner Barbosa. Junto ao trabalho de Lucianna, alunos de graduação em Farmácia da UFPa também contribuíram, fazendo o levantamento de diversas plantas.

Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Professor José Maria dos Santos Vieira, a contribuição da pesquisa de Lucianna destacou o trabalho de pesquisa realizado pelo PPGCF. “O Mestrado em Ciências Farmacêuticas tem apenas 3 anos e, desde que foi criado, a produção de pesquisa cientifica em farmácia começou a aparecer”, afirma, “Ela foi a primeira colocada da primeira turma do Mestrado. Ficamos muito satisfeitos em ver publicado o resultado do trabalho de uma aluna nossa”, orgulha-se.

A Região Norte do país tem uma das maiores biodiversidades do mundo e a exploração destes recursos deve ser feita da maneira racional. O programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas (PPGCF) foi criado para desenvolver o potencial produtivo de toda essa riqueza. Entre seus objetivos estão a pesquisa e o aproveitamento desta biodiversidade na produção de medicamentos fitoterápicos como alternativa terapêutica, assim como contribuir com o desenvolvimento sustentável dos diversos recursos naturais da Amazônia.

Serviço: O livro “Etnofarmácia: Fitoterapia popular e ciência farmacêutica”, tem a organização do Professor Wagner Barbosa e apresenta também como autores: Luciana Pinto, Wellington Barros da Silva, José Guilherme Fernandes e Orenzio Soler. O livro está sendo vendido a R$ 28 e pode ser adquirido na Livraria do campus, nas Bibliotecas do NUMA, do POEMA e da Faculdade de Farmácia.

Texto: Lorena Claudino – bolsista de comunicação social do ICS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página