Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA inicia inscrições para os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

  • Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 09h37
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas para os Processos Seletivos de Residência Médica 2025 (PSRM) e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde 2025 (PSRMPS). As inscrições, para qualquer uma das duas seleções, serão realizadas, exclusivamente, via internet, na página do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA),  entre as 14h do dia 2 de outubro e as 17h do dia 24 de outubro de 2024.  

Ao todo, são ofertadas 66 vagas para o Programa de Residência Médica 2025, distribuídas nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva Adulto, Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Endocrinologia, Geriatria, Oncologia Clínica, Pneumologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. A seleção destina-se ao preenchimento de vagas nos programas desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e na Faculdade de Medicina de Altamira/UFPA, que oferta o Programa de Medicina de Família e Comunidade. 

Já para o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde 2025, há oportunidades nas áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária. As vagas, 117 no total, são para os programas desenvolvidos nos hospitais universitários HUJBB e HUBF e nos hospitais de referência obstétrica no município de Belém; no Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), em Bragança; na Rede de Atenção da Secretaria de Saúde do município de Altamira e no Hospital Veterinário da UFPA, em Castanhal. 

Inscrições – A taxa de inscrição para qualquer uma das duas seleções tem o valor de 330 reais, porém candidatos(as) que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e candidatos(as) com deficiência podem solicitar isenção do pagamento, das 14h do dia 2 de outubro às 17h do dia 11 de outubro de 2024. Quem não obtiver a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data final de 28 de outubro de 2024.  

Mais detalhes sobre os requisitos para os pedidos de isenção estão disponíveis no Edital do PSRM e Edital do PSRMPS

Seleção – Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, marcada para o dia 17 de novembro de 2024, e à avaliação de currículo. Uma novidade em relação ao ano passado é a aplicação da Lei de Cotas Nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, que dispõe sobre a   inclusão de vagas reservadas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência, valorizando a política institucional de ações afirmativas, já implantada nos processos seletivos anteriores.   

Cotas – A exemplo do ano passado, 20% das vagas ofertadas de cada especialidade, tanto para o PSRM quanto para o PSRMPS, estão reservadas para candidatos(as) pretos(as), pardos(as), indígenas ou quilombolas (PPIQ) que optarem por concorrer a essas vagas no ato da inscrição. 

O(A) candidato(a) inscrito(a) para vagas reservadas de PPIQ deverá apresentar-se à Banca de Heteroidentificação,  Banca de Verificação de Autodeclaração Indígena ou Banca de Verificação da Autodeclaração Quilombola de acordo com o grupo o qual declararam pertencer no ato da inscrição. 

O(A) candidato(a) indígena inscrito(a) com autodeclaração de que é indígena e classificado(a) em cota PPIQ deverá apresentar Declaração de Pertencimento assinada por autoridades/lideranças de sua respectiva etnia/povo ou associações indígenas ou a cópia de seu Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani). O(A) candidato(a) quilombola inscrito(a) com autodeclaração de que é quilombola e classificado(a) em cota PPIQ  deverá apresentar Declaração de Pertencimento Quilombola assinada por lideranças de comunidade quilombola.  

O Processo Seletivo reserva, ainda, 5% das vagas ofertadas para candidatos(as) com deficiência. Para esse caso, é obrigatória a apresentação, no momento da inscrição, de parecer ou laudo médico que comprove a condição de deficiência física.  Aquele(a) que não comprovar tal condição perderá o direito de concorrer como PcD e, automaticamente, concorrerá às vagas de ampla concorrência ou destinadas para pessoa preta, parda ou indígena (PPIQ), caso tenha feito essa opção.  

Atendimento – O Centro de Processos Seletivos da UFPA disponibiliza os seguintes canais para dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: (91) 3201-7266 (telefone e WhatsApp), e-mail atendimento.ceps@ufpa.br e atendimento presencial no Setor Básico do Campus Guamá (Av. Augusto Correa, 01).

Serviço:

Processos Seletivos de Residência Médica 2025 (PSRM) e de Residência Multiprofissional e em área Profissional da Saúde 2025 (PSRMPS). 

Inscrições: do dia 2 de outubro ao dia 24 de outubro de 2024. 

Solicitação de isenção: do dia 2 de outubro ao dia 11 de outubro de 2024. 

Pagamento da taxa: até 28 de outubro de 2024. 

Prova objetiva: 17 de novembro de 2024 em Altamira, Belém, Bragança e Castanhal Acesse o Edital do PSRM e o Edital do PSRMPS

 

TEXTO: Comissão Organizadora dos Processos Seletivos das Residências em Saúde

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página