Página inicial > Últimas Notícias > Colaboração entre MASA e GTISP

Colaboração entre MASA e GTISP

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 11h00

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), tem por missão apoiar indivíduos e instituições ocupados com o ensino de Graduação e Pós-Graduação, a pesquisa, a cooperação e a prestação de serviços em Saúde Pública/Coletiva, objetivando a ampliação da qualificação profissional o fortalecimento da produção de conhecimento e o aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira. É constituída por instituições de ensino, pesquisa ou serviços que desenvolvem formação de trabalhadores graduados e pós-graduados em Saúde Coletiva e por pessoas que exercem atividades nessas áreas.

A ABRASCO atua formando Fóruns, Comissões, Comitês e Grupos temáticos. Dentre os grupos está o GTISP – Grupo Temático Informação em Saúde e População.

O GTISP mantem-se, desde sua criação há 22 anos, movido pelo objetivo de contribuir para a implementação de avanços que impactem positivamente nos processos de saúde-doença-cuidado no Brasil. Estrutura-se em torno do compromisso de constituir-se em um espaço aberto e plural de debate, construção coletiva e sistematização de propostas relacionadas a um Projeto Nacional para a Informação em Saúde e suas Tecnologias que seja comprometido com a melhoria da Saúde da população brasileira e com a primazia dos interesses públicos.

O grupo prioriza em sua atuação a elaboração de planos quinquenais de desenvolvimento para a Informação e Tecnologia de Informação em Saúde (PlaDITIS) com o objetivo de subsidiar tanto a posição política e acadêmica da ABRASCO, quanto fomentar o debate coletivo com seus associados e instituições que têm a responsabilidade de executar as políticas de saúde, em especial aquelas atuantes na área da Informação e suas Tecnologias, bem como com os Conselhos de Saúde, em suas três esferas de atuação. O PlaDITIS está em sua terceira edição, abrangendo o período de 2019 a 2023.

O grupo é coordenado pelos professores Francisco José A. Pedroza Cunha (UFBA) e Marcelo Fornazin (Fiocruz). Ao todo, é formado por 12 (doze) membros, dentre professores e pesquisadores vinculados a diversas universidades pelo Brasil.

O Laboratório de monitoramento e avaliação em Saúde (MASA/UFPA), faz parte do GTISP, através da Profa. Dra. Liliane Nascimento. Sendo um grupo de abrangência e relevância nacional, é de suma importância a presença do MASA e de seus pesquisadores, aumentando a visibilidade de projetos e pesquisas realizados em nossa região.

Em junho de 2020, a Profa. Liliane Nascimento fez parte do colóquio “Dados e Sistemas de Informação para enfrentamento de pandemias e epidemias: potencialidades e limitações”, organizado pela ÁGORA ABRASCO, onde destacou as dificuldades enfrentadas nas diferentes realidades amazônicas para alimentação e qualificação dos dados.

Na página do GT (encurtador.com.br/nrUZ3), foi destacada a importância da série de webinários realizados pelo MASA para a democratização do acesso à informação em saúde no Pará, no período da pandemia.

A colaboração entre MASA e o GTISP amplia o olhar epidemiológico sobre a realidade amazônica para além de dados estatísticos, e corrobora com a proposta do GT sobre expansão de forma qualificada da tecnologia em informação em saúde em todo o Brasil.

Acesse:

ABRASCO

GTISP – Grupo Temático Informação em Saúde e População

Colóquio ÁGORA ABRASCO: Dados e Sistemas de Informação para enfrentamento de pandemias e epidemias: potencialidades e limitações

Acompanhe o MASA e fique por dentro!!!

Instagram: @masa.lab.ufpa

Email: masa.lab@ufpa.br