Página inicial > Últimas Notícias > Participação do MASA/ICS no 14º Congresso Internacional da Rede Unida

Participação do MASA/ICS no 14º Congresso Internacional da Rede Unida

• Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 11h44

Entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro de 2020, ocorreu, de forma virtual, o 14º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento seria sediado no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), no município de Niterói, no Rio de Janeiro, porém teve seu planejamento remanejado devido à pandemia da COVID-19 e ocorreu de forma remota.

O congresso teve por característica o compartilhamento de saberes e experiências vivenciadas entre estudantes, gestores, pesquisadores, professores, artistas e representantes de movimentos sociais, através de rodas de conversa, távolas, palestras, feiras e tendas virtuais, visando a construção, a propagação de conhecimento e o desenvolvimento de propostas, no âmbito da Saúde Pública. No presente ano o evento teve como insígnia “Saúde é Vida em Resistência: traçando caminhos com o SUS”, com foco na produção da ciência, educação e saúde.

A equipe do Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA/UFPA) se fez presente com participação ativa nas atividades propostas no congresso, representando os eixos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos seguindo os princípios da UFPA. Foram apresentados 19 trabalhos, na modalidade roda de conversa e na mediação, como ativadores das salas virtuais, transmitidas através da plataforma Google Meet.

Os trabalhos apresentaram as temáticas a seguir:

• “REMO DA SAÚDE BUCAL” COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
  • AVALIAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO PARÁ.
  • EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER ORAL NO NORDESTE PARAENSE
  • ESSE RIO É MINHA RUA: ATENDIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A POPULAÇÃO RIBEIRINHA NO ESTADO DO PARÁ
  • NOTIFICAÇÕES DE NASCIDOS VIVOS COM FENDA LABIAL E / OU PALATINA NO BRASIL
  • POPULARIZAÇÃO DO SABER SOBRE O CÂNCER BUCAL EM ESPAÇOS SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO CÂNCER DE BOCA NO ESTADO DO PARÁ: ANÁLISE DESCRITIVA DOS DADOS DO PMAQ-AB
  • O OLHAR DA ODONTOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL.
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
  • DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER DE BOCA COM AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
  • ANÁLISE DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DESCLASSIFICADAS NÃO 3º CICLO DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA - PMAQ / AB DO ESTADO DO PARÁ
  • AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO ESTADO DO PARÁ
  • ANÁLISE DESCRITIVA DO PANORAMA NACIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA E DE CIRURGIÕES-DENTISTAS
  • A SALA DE ESPERA INVERTIDA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA
  • A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA
  • DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.
  • ESTUDO ECOLÓGICO SOBRE INIQUIDADES NA COBERTURA DE ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ

Os temas dos trabalhos trataram de variados assuntos permeando pela saúde coletiva, saúde bucal, vigilância em saúde, planejamento e gestão em saúde e educação popular em saúde, os quais vêm sendo trabalhados coletivamente pela equipe MASA. Em momento oportuno, os trabalhos expostos no evento através de resumos serão publicados em formato de anais pela Editora Rede Unida, e estarão disponíveis ao público para leitura.

Fonte: 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Disponível em: http://congresso.redeunida.org.br/o-congresso/

Autoria: Equipe MASA/ICS/UFPA

___________________________________________________________________

Acompanhe o MASA e fique por dentro!!!
Instagram: @masa.lab.ufpa
Email: masa.lab@ufpa.br