INCT-Probiam inaugura quarto laboratório de pesquisa e controle microbiológico

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 11h19

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o INCT-Probiam Pharmaceuticals Amazônia, inaugurou, no dia 23 de agosto de 2024, o “Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico”, na Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFPA). Esta é a quarta instalação implantada no Campus Belém (bairro Guamá). As outras três são: o Laboratório de Biotecnologia e Bioprocessos; o Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão de Biomassa e Resíduos e o Laboratório de Ensaios In Vitro, Imunologia e Microbiologia Clínica.

O novo laboratório tem como foco a realização de estudos relacionados ao controle de qualidade microbiológica de óleos vegetais e essenciais, frações de óleos vegetais ricos em antioxidantes, extratos de plantas e resíduos vegetais. Isso para verificar a potencial atividade biológica e farmacológica do material contra microrganismos resistentes e emergentes (vírus, fungos e bactérias). Da mesma forma, pretende-se desenvolver formulações farmacêuticas, como cremes, pomadas, tinturas e fitofármacos.

O espaço científico fortalece a infraestrutura de laboratórios de pesquisa e prestação de serviços, garantindo um rigoroso controle de qualidade dos insumos e produtos farmacêuticos – o que reforça a bioeconomia, a sustentabilidade e as cadeias produtivas agroflorestais da região amazônica. “O Laboratório de Controle de Qualidade representa um avanço científico, tecnológico e na qualidade da pesquisa, dos produtos e dos serviços oferecidos pela Faculdade de Farmácia e pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA). O controle de qualidade microbiológico é um processo importante em todas as etapas do desenvolvimento de fitoterápicos e de outros insumos, visto que a qualidade desses produtos é essencial para a saúde da população”, ressalta o professor Nélio Teixeira, vice-coordenador do INCT-Probiam na UFPA.

No evento de inauguração, estiveram presentes o diretor-adjunto do ICS/UFPA, professor Carlomagno Pacheco Bahia; a diretora da Facfar/ICS/UFPA, professora Maria Lúcia Souza Siqueira; a coordenadora do INCT-Probiam, professora Marta Chagas Monteiro; e demais convidadas(os), incluindo as(os) pesquisadoras(es) e as(os) discentes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Os próximos passos do INCT-Probiam Pharmaceuticals Amazônia são desenvolver, experimentar e obter pelo menos uma formulação farmacêutica antes da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

Sobre os INCTs – Os Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação têm como propósito o desenvolvimento de produtos farmacêuticos com suporte na estreita articulação entre o setor produtivo de empresas de base tecnológica com elevado grau de inovação e o setor público. Entre as áreas abordadas pelo INCT-Probiam, estão: a Farmacologia, a Tecnologia Farmacêutica, as Ciências Biológicas, as Ciências Exatas e Naturais, as Ciências Agrárias e Agronegócios, o Meio Ambiente, as Engenharias, a Bioenergia e as Tecnologias da Informação e Saúde.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação