Fórum promove debate sobre os riscos da obesidade para o bem-estar da população

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 11h43

Para conscientizar sobre os riscos da obesidade para o bem-estar físico, mental e social da população, será realizado no dia 18 de outubro, o “Fórum Paraense de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS”. A Faculdade de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA junto com outras Instituições de Ensino Superior, hospitais, FUNAI, conselhos, governo do estado e município de Belém estarão reunidos com a comunidade acadêmica, profissionais e a população para discutir o enfrentamento da obesidade no Pará. As inscrições para ouvintes podem ser feitas aqui.

O evento faz parte da programação do Dia Mundial da Obesidade, que é comemorado no dia 11 de outubro. O tema “Obesidade: eu trato com respeito!” visa informar e debater os cuidados que se deve tomar com o sobrepeso e obesidade, e a realização ocorrerá no auditório da faculdade Estácio/Nazaré, das 13h às 19h.

“É importante que a comunidade compreenda que existe um movimento político para melhorar os serviços de saúde oferecidos pelo estado e que saiba onde e como funcionam. Grande parte da população não vai ao médico para dizer que ‘ganhou’ alguns quilos. Geralmente são doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, fígado gordo os motivadores da busca por cuidados”, explica a professora Rosilene Noce, membro da comissão organizadora do fórum.

A programação é voltada para profissionais e alunos interessados no tema da obesidade (nutricionistas, profissionais de Educação Física, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, endocrinologistas, cardiologistas e psiquiatras), profissionais da atenção básica e para a população que busca orientação para ser atendida no SUS ou no setor privado. Durante o evento, haverá uma mesa temática que apresenta o funcionamento de vários serviços gratuitos e o setor privado que trata o sobrepeso e a obesidade (clínica e cirurgia bariátrica).

Para encerrar o fórum, todas as Instituições comprometidas com o enfrentamento da obesidade, seja na oferta de serviço, pesquisa, ensino e extensão, serão apresentadas aos participantes do evento, onde terão a oportunidade de presenciar uma grande construção histórica e política que marca o início da promoção de uma sociedade menos obesa.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro, por meio do cadastro on-line. A taxa é de R$10,00 (dez reais) para acadêmicos e público em geral e de R$20,00 (vinte reais) para profissionais. Após o cadastro, será disponibilizado um boleto para efetuar o pagamento. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail.

Dia Mundial da Obesidade - 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Obesidade. A data foi criada em 1997 com o intuito de conscientizar dos riscos da doença para o bem estar físico, mental e social e estimular hábitos saudáveis na população.

Serviço:

Fórum Paraense de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS

Data: 18 de outubro
Hora: das 13h às 19h
Local: auditório da Faculdade Estácio/Nazaré - Av. Gov. José Malcher, 1148.
Mais informações no site ou instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 08.10.2019.